Observamos nas empresas a dificuldade em tomar decisões para apresentar o Aviso Prévio para uma pessoa que lá está, muitas vezes pelos anos que se passaram, outras vezes pelo custo que aquele ato talvez represente naquele determinado momento ou até por falta de coragem de encarar o colaborador e dizer: - Infelizmente não podemos prosseguir com nossa parceria...

Mas mutos demitem de maneira errada, escolhem errado a quem demitir, demitem a prazo, fazendo com que departamentos inteiros entrem em colapsos psicológicos esperando ser o próximo da fila. Aí pergunto: - Qual a motivação que alguém terá em chegar numa empresa numa segunda feira de manhã, com o receio de ser chamado "ao escritório ou ao Departamento Pessoal" ? Só em pensar, já nos gera aquela ansiedade, apreensão, angústia entre outras sensações horríveis.

A pessoa que deverá demitir é com certeza a mesma pessoa que admitiu aquele colaborador ali, não adianta delegar essa decisão para outros, por estar com medo de encarar o demitido. Prepare-se para este momento tão difícil. Contratar é muito simples, contratar bem é a principal parte do processo. Mas demitir as vezes é necessário. 

Mas demitir mal, sem levar em consideração vários fatores (motivos, oportunidades concedidas, levantamento dos valores que a rescisão do contrato custará aos cofres da organização, a questão psicológica da colaborador, entre outros tantos) é um erro muito grande e isso pode ser catástrofico.  

Por outro lado, saber demitir com assertividade, na grande maioria das vezes é conceder ao colaborador uma nova oportunidade de negócio, em investir em sua carreira ou até mesmo em um novo negócio e, que ambas as partes possam continuar com a relação amigável tão almejada por todos.

Prepare-se para esse momento para não titubear, pois quanto mais jogamos para frente essa demissão, mais problemas trazemos para nossa equipe de trabalho, nossos clientes e especialmente na relação existente. Pense nisso.

 Inscreva-se aqui