Escolher ou trocar de profissão é sempre um grande desafio, mas sabendo quais são as grandes demandas podem te ajudar nessa hora.

O relatório realizado pela consultoria PageGroup apresenta um panorama de algumas profissões em alta. 

 

Saber que existem vagas é ótimo, mas a régua e a exigência subiu. Não importa a área de atuação, o novo ano no mundo corporativo vai exigir conhecimento de tecnologia, em temas como dados e inteligência artificial. As soft skills — termo em inglês usado para definir habilidades comportamentais —, também serão demandadas pelas empresas, que devem voltar a contratar executivos. É o que diz o levantamento de tendências de carreira realizado pelas consultorias PageGroup e Robert Half.

 

“Independentemente da área de atuação, manter-se atualizado quanto às tendências em tecnologia será primordial para conseguir o cargo almejado e até um incremento no salário”, diz Fernando Mantovani, diretor geral da consultoria Robert Half no Brasil.  

 

Os executivos com conhecimento em inovação estarão na mira das empresas. “Em 2020, a chave deve virar. Nos anos anteriores, havia uma forte demanda por profissionais que pudessem desempenhar funções com foco em redução de custos. Agora, a procura será diferente, pautada pela mentalidade de crescimento e pela experiência do consumidor”, afirma Basaglia.

 

Os setores de tecnologia da informação, finanças e vendas vão continuar em crescimento. 

 

Olha que bacana, para se preparar, Leonardo Berto, gerente de recrutamento da Robert Half, diz que antes do profissional se candidatar à vaga, ele deve conhecer o propósito da empresa. "Ele deve estudar sobre a empresa: conhecer o perfil, o propósito e os valores. Depois, analisar se a corporação se encaixa com seus valores", diz. Se sim, segundo Berto, o resultado será positivo tanto para o profissional quanto para a empresa. "Caso contrário, o resultado pode ser catastrófico". 

 

Abaixo, confira quais carreiras estarão em alta em 2020:

 

Finanças e Tributação

 

  • Controller: responsável pelo planejamento e coordenação das finanças, com especialização em contabilidade.
    Perfil da vaga: conhecimento generalista de finanças, contabilidade/controladoria e fiscal. Capacidade de transitar entre áreas e liderança de times robustos.
    *A área de finanças está cada vez mais próxima de outros setores das empresas.

 

  • Líder em planejamento financeiro/ fusões e aquisições: planejamento financeiro da companhia / análise financeira para compra e venda de empresas.
    Perfil da vaga: profissional com capacidade de fazer análise e explicação sobre os números  nacional e internacional.

 

  • Diretor financeiro/ CFO: gestor das áreas de Finanças, Tributos e Tesouraria das empresas. Principal responsável por resguardar a empresas de possíveis riscos, além de parceiro direto do CEO na condução do negócio.
    Perfil da vaga: conhecimento técnico profundo de finanças e/ou contabilidade, além de regras e normas para órgãos reguladores. Forte capacidade de liderança e mentalidade direcionada à solução de problemas.

 

  • Especialista de planejamento financeiro: conhecimento em software de gestão empresarial. Realização do orçamento e acompanhamento do previsto versus realizado.
    Perfil da vaga: inglês avançado, na maioria das vezes, para envio de relatórios ao exterior. Comunicativo e com visão holística da empresa.

 

  • Analista contábil: profissional responsável pela classificação contábil, elaboração das conciliações das contas contábeis, análises de variações e ajustes, além da participação na elaboração das demonstrações financeiras e de resultado.
    Perfil da vaga: CRC ativo, domínio do Excel, conhecimento de normas contábeis internacionais e inglês avançado são credenciais necessárias para o profissional.

 

  • Analista de finanças estruturadas: profissional responsável pelo processo de captação de recursos, investimentos, estruturação de dívida (debêntures, bonds e outros instrumentos financeiros) junto a bancos e agências de fomento, além do controle de garantias e gestão de contratos.
    Perfil da vaga: bons conhecimentos de instrumentos financeiros, relacionamento bancário e matemática financeira. Perfil analítico e com boa comunicação são essenciais para essa função. Além disso, é necessário um bom conhecimento de Excel e proficiência na língua inglesa.

 

  • Especialista de controles internos, risco e compliance: profissional responsável por desenvolver plano de trabalho e de testes baseado em riscos e pela criação de controles internos, além de mapear e documentar os processos financeiros mais comuns do negócio, bem como riscos e controles relacionados.
    Perfil da vaga: formação em finanças, conhecimento de metodologias como COSO, COBIT, Matriz de Risco e proficiência no Excel, além de inglês avançado

 

  • Gerente comercial ou de vendas: prospecção de potenciais clientes e parceiros, gera demanda e ações promocionais, acompanha a performance e desenvolve a força de vendas, estabelece planos de visitas, realiza análise de concorrentes, estudo de mercado, levantamento de resultados de vendas e demanda, participa de convenções e congressos e desenvolve relacionamento no mercado público e privado.
    Perfil da vaga: formação ou especialização em engenharia, negócios, marketing, comercial e experiência prévia no mercado de imobiliário. Idiomas como inglês e espanhol são desejáveis — mas, dependendo da origem e da atuação da empresa, não imprescindíveis. 

 

  • DPO (Data Protection Officer): com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor em agosto de 2020, o DPO será o profissional encarregado de administrar e avaliar todos os dados da empresa, desde a coleta até o tratamento das informações. Além disso, possuirá um papel de interlocutor com o órgão regulatório de fiscalização de dados.
    Perfil da vaga: importante que o profissional tenha visão interdisciplinar, englobando governança de tecnologia, segurança da informação e cibersegurança, além de entender sobre a nova legislação que entrará em vigor. Também é preciso ser um bom comunicador, para se relacionar com autoridades e profissionais de dados.

 

  • Gerente de programa (automação robótica de processos): responsável por gerenciar e conduzir projetos de automação robótica, com contato com o cliente e acompanhamento de implementação de projetos.
    Perfil da vaga: profissionais com experiência técnica, preferencialmente em arquitetura de software e domínio de ferramentas de transformação digital, envolvendo inteligência artificial e machine learning.

 

  • Engenheiro de software: desenvolvimento e arquitetura de software, web e mobile.
    Perfil da vaga: desenvolvimento de aplicações web (back-end ou front-end) e móvel (Android ou IOS), por meio de diversos tipos de linguagem de programação, frameworks e banco de dados. Em muitas posições, são os responsáveis também pelo desenho da arquitetura e da definição das tecnologias a serem utilizadas.

 

  • Gestor de vendas: estruturação e gestão do modelo de receita previsível.
    Perfil da vaga: sólida capacidade analítica, gestão de pessoas e indicadores, inteligência emocional e flexibilidade para mudanças rápidas.

 

  • Gerente nacional de vendas: gestão dos processos de vendas, estratégias multicanal e políticas comerciais. Desenvolvimento, implementação e execução das estratégias de RTM e GTM. Gerenciamento dos indicadores e execução em todos os canais. Gestão de investimentos e orçamento.
    Perfil da vaga: estratégico, multitarefas, proativo e com foco em resultados. Habilidade matemática, ótimo relacionamento interpessoal e excelência em gestão de pessoas.

 

  • Executivo de vendas: fica à frente de todo o funil de vendas, do mapeamento e da prospecção de clientes. Realiza negociações e é responsável pela gestão de carteira.
    Perfil da vaga: Hunter (caçador de cliente) e Farmer (cultivador de clientes) com inglês avançado, experiência prévia com venda consultiva de ferramentas, serviços ou software, além de experiência com venda B2B.

 

  • Gerente de contas: responsável pela gestão completa de contas e carteira de clientes do varejo.
    Perfil da vaga: organizado, estratégico e com visão de negócio e de planejamento comercial. Olhar analítico para ações de vendas internas e externas. É preciso transitar muito bem entre as áreas internas e externas da empresa.

 

  • Engenheiro de vendas: responsável pelo mapeamento e prospecção de novas oportunidades, desenvolvimento de propostas técnicas e gestão de carteira.
    Perfil da vaga: formação em engenharia, inglês avançado e perfil “agressivo” no desenvolvimento de negócios, com disponibilidade para viagens e para rotina em campo.

 

Ver mais cargos → → FONTE: epocanegocios