O mês de abril para muitos é sinônimo de sofrimento, hora de esquentar a cabeça para fechar a Declaração do Imposto de Renda com as ocorrências do ano anterior.  Profissionais da contabilidade dobram jornadas de trabalho para auxilar os declarantes a atenderem essa exigência anual que tem data e hora marcada para seu término, sem qualquer prorrogação..

Aí alguém reclama: - O governo não liga pra gente!

Opa! claro que liga, ele sempre estará preocupado com você, comigo e com qualquer brasileiro que esteja neste país ou fora dele, seja Souza ou Silva, Maria ou José, não importa a raça, o credo, o sexo ou a cor dos olhos. Desde o momento em que aquele pitchukinho leva um tapinha no bumbum e começa a respirar, os pais comemoram seu nascimento e o governo também se orgulha, afinal mais um novo contribuinte veio ao mundo.  E se for trigêmeos então! Obaaaa!

Alguns ainda acreditam que o Leão não faz mal algum. Pobres coitados..

Não precisa nem fazer força para ver que a Receita Federal do Brasil parou de fingir que não vê as coisas acontecerem há tempos e agora está a cada dia mais e mais fechando as portas sobre sonegações. Vale lembar que a probabilidade de uma fiscalização cair sobre qualquer pessoa é muito menor do que se possa imaginar. Basta um simples erro na declaração de imposto de renda.

Atualmente com tanta tecnologia e com tantas informações sendo entregues regulamente por todos os setores da economia, desde profissionais liberais (médicos, dentistas, advogados, etc.) até grandes empresas;  bancos denunciando desde dezembro de 2015 obrigatoriamente através da e-financeira,  qualquer movimentação acima de R$ 2.000,00 (dois mil reais) entre pessoas físicas e R$ 6.000,00 (seis mil reais) para jurídicas; cartórios informando transações de  compras e vendas de imóveis; operadoras de cartões de créditos e débitos enviando mensalmente resumos de CPFs  e seus gastos. E ainda por cima para colaborar o recebimento do tão sonhado reembolso da nota fiscal paulista que também é  um instrumento de denúncias dos valores gastos e que abastecem os megas computadores do governo. Já imaginou o poder deles?

Há alguns anos atrás a Receita Federal iniciou levantamentos via satélite de fotos panorâmicas dos bens imóveis dos declarantes, em grande parte das cidades brasileiras e agora estão também fazendo isso através das chamadas redes sociais, utilizando o Facebook, que é visitado diariamente por agentes fiscais,  os quais comparam aquelas inocentes selfies tiradas ao lado de carrões, de festas em mansões, sobre aquele cavalo lindo que tem como plano de fundo aquela fazenda maravilhosa, ou mesmo ostentações das viagens pela Europa, Estados Unidos ou  qualquer lugar do mundo e, comparando-as com os rendimentos declarados  são suficientes para bancar tais gastos e se os bens bens coincidem com o que de fato foi declarado.

Isso é apenas e tão somente a pontado iceberg que vem por aí e uma constatação por parte do governo, se o contribuinte anda mostrando a verdade para seus amigos virtuais. Vai quê?