O prazo de envio das informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ao eSocial termina em três meses. Esta é a quarta fase de implementação do sistema, que entrou em vigor em janeiro de 2022. Neste evento, devem ser declarados:
S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
S-2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador
S-2240: Condições Ambientais do Trabalho
Com a proximidade do fim do prazo, algumas empresas tendem a procurar serviços terceirizados para auxiliar no envio. A alta na procura nessa época do ano pode gerar imprevistos, bem como erros e falta de informações.
O evento de SST do eSocial não é novo. Ele substitui os formulários utilizados para envio do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), passando a ser feito por meio eletrônico. O cruzamento de dados no eSocial, por exemplo, começou em 2016, com o Imposto de Renda. Antigamente, havia um sistema para cada evento. Hoje, todos os sistemas foram unificados e os órgãos possuem as mesmas informações.
Fonte: Revista Proteção