Quando olhamos para algo que realmente preferíamos não fazer, naturalmente é ativado as áreas do cérebro associadas a dor. O cérebro procura uma forma de parar com aquele estimulo negativo mudando a atenção para outra coisa.
Aí está o truque: não mudar sua atenção e realizar aquilo que não queria.
Coma seus sapos no café da manhã. Tente trabalhar na mais importante e mais desagradável tarefa primeiro.
Lembre-se, ao “comer seu sapo” já pela manhã, você diminui suas chances de procrastinar, e aumenta suas chances de aproveitar melhor o dia, já que se sentirá realizado por ter progredido. Além disso, você tenderá a manter sua cabeça mais limpa, e passará mais tempo fazendo tarefas que realmente gosta de fazer.
Calma: não estamos falando para você comer um sapo de verdade rs. A técnica de “engolir os sapos” foi criada pelo empresário Brian Tracy, com base em uma citação atribuída a Mark Twain que diz que comer um sapo vivo logo no café da manhã vai fazer com que nada de ruim te aconteça ao longo de todo o resto do dia.
Dica: Uma ferramenta excelente para se manter o foco é Pomodoro. Que consiste basicamente em ficar totalmente focado por 25 minutos, desligar interrupções e concentrar-se, logo possuir uma pausa de 5 minutos de descanso como recompensa, este tempo pode ser utilizado para fazer um lanche, esticar as pernas, ir ao banheiro ou dar uma checada nos e-mails.