Não basta apenas abrir um negócio, o empreendedor precisa saber precificar seus produtos e serviços de forma correta para poder conquistar clientes, se estabelecer e lucrar, além é claro, de obter saúde financeira e fazer com que seu negócio prospere.

O que é CUSTO?

Custo é o valor pago ao trabalho necessário para a produção de bens ou serviços, todo o trabalho/valor envolvido para o produto/serviço final.

Exemplos:

  • Matéria-prima;
  • Embalagens;
  • Manutenção;
  • Mão de obra;
  • Materiais de limpeza;
  • Viagens ligadas à empresa, combustível, hospedagem etc.

O que é DESPESA?

As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

Exemplos:

  • Contas de água, luz e internet;
  • Aluguel;
  • Marketing, propaganda, comunicação visual, etc.
  • Materiais de escritório;
  • Gastos com estrutura e alimentação para funcionários etc.

Em um modo geral, os custos e despesas de uma empresa podem ser classificados como fixos ou variáveis.

Custos e despesas fixas

São considerados os gastos que não variam com o volume produzido ou vendido. Um exemplo de custo fixo é a manutenção de equipamentos, enquanto os exemplos de despesas fixas são o aluguel do local e salário de colaboradores (sem contar as horas extras).


Custos e despesas variáveis

Aqui, ao contrário do tópico anterior, são considerados todos os gastos que variam em função do volume produzido ou vendido. No caso dos custos, um exemplo é a matéria-prima utilizada, enquanto as despesas estão relacionadas com a conta de água ou luz, por exemplo.

Agora que você já sabe o que são custos x depesas / fixos x variáveis, vamos aprender a precificar de forma correta.

Faça uma análise minuciosa dos custos envolvidos na fabricação e venda do produto, desde a concepção até a compra pelo consumidor.
A partir dessa análise, é possível encontrar um ponto de equilíbrio, quando a soma dos custos de fabricação é igual ao preço de venda do produto.

Defina qual seu público alvo e a segmentação do mercado.

Faça uma pesquisa de consumidores. Você precisa conhecer e definir qual é o público-alvo, que é o grupo de clientes ao qual deseja alcançar, e a segmentação de mercado. (A segmentação de mercado consiste em identificar um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos).

Para identificar o consumidor, é preciso inseri-lo em grupos menores, de acordo com suas características e necessidades semelhantes, para direcionar as estratégias de venda.

Nessa fase, é fundamental entender as necessidades do público-alvo a partir da segmentação de mercado, para que as estratégias de precificação sejam precisas.

Os pequenos grupos dentro do público-alvo podem apresentar diferentes percepções de valor e comportamento de compra e, identificar cada um deles, faz com que a precificação seja mais assertiva, atingindo mais clientes.

Preço $ x Lucro $

Leve em consideração os custos de produção, despesas de vendas, taxas financeiras, concorrência e percepção de valor dos clientes. Analise também os números do mercado, para que o preço e margem sejam calculados a partir das demandas dos consumidores.

Defina o quanto quer lucrar. A margem de lucro pode ser de 5%, 10%, 15% ou mais, isso vai depender das características do negócio. A partir do cálculo, é possível chegar ao preço final mais adequado para a venda.

Lembre-se: Precificar bem o produto te ajudará a atingir o lucro e formar uma reserva de capital para alavancar o fluxo de caixa, além de melhorias para empresa e no retorno ao seu bolso.


Precificando pela fórmula do Mark Up (Significa diferença entre o custo de um bem ou serviço e seu preço de venda).

A fórmula do Mark-up (100/100 - (custo fixo + custo variável + margem de lucro)).

Exemplo, uma loja de roupa:
O custo inicial da camiseta branca é de R$ 15,00
Para a venda, usa-se uma embalagem de R$ 3,00 - Custo Variável - CV, 20% do valor inicial.
Em cada camiseta aplicamos de funcionários e aluguel o valor de R$ 0,75 - CF, 5% do valor inicial.
Margem de lucro de 30% ML - R$ 4,50

• Mark-up = 100 / 100 - (DF+CV+ML)

• Mark-up = 100 / 100 - (5+20+30)

• Mark-up = 100 / 100 - 55

• Mark-up = 100 / 45 = 2,22

Depois de calcular o mark-up, para chegar ao valor final da venda, basta multiplicar o resultado da fórmula pelo valor inicial da venda somado ao custo fixo e variável, neste caso:

• Preço de venda = 2,22 (mark-up) x R$ 18,75 (custo total)

Preço de venda = R$ 41,63

Precificando pela Margem de Contribuição: (É quantia em dinheiro que sobra da Receita obtida através da venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor dos gastos variáveis, composto por custo variável e despesas variáveis).

Com o exemplo anterior em que os custos totais do produto são de R$ 18,75.
Vamos considerar que o empreendedor optou por pagar uma comissão de R$ 5 para o vendedor em cada uma das peças vendidas e para despesas, como máquinas de cartão de crédito e impostos – todos entrarão como despesa variável na conta final.

Para obter a margem de contribuição, basta subtrair os dois valores do preço final de venda. Na prática:

• Preço venda = R$ 41,63

• Custo do produto = R$ 18,75

• Despesas variáveis = R$ 5,00

• Diferença venda/custos = R$ 41,63 – R$ 18,75 – R$ 5,00 = R$ 17,88

• Margem de contribuição = R$ 17,88 / R$ 41,63

• Margem de contribuição = 42,9%

DICAS:

Alteração nos centavos: essa é a estratégia das lojas de 1,99. Alterar os centavos dá ao cliente a sensação de que o produto é mais barato.

Valor em parcelas: apresentar o preço de forma parcelada transmite uma impressão de que cabe no orçamento, além de demonstrar que há mais possibilidades de compra.

Percepção de desconto: na comunicação do desconto pode-se informar em % ou em valor R$. Para produtos abaixo de R$ 100 faça uso da porcentagem, fazendo com que a percepção do desconto seja maior.



Fonte: contabeis.com.br - Por Danielle Nader
Comedições e inclusões - Por Camila Valéria