O Desenrola Pequenos Negócios é um programa do Governo Federal, parte do Acredita Brasil, que oferece a oportunidade para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte renegociarem suas dívidas com instituições financeiras.
O objetivo é fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar o crescimento econômico do país, reconhecendo a importância dos pequenos negócios para a geração de emprego e renda. Empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e dívidas inadimplentes há mais de 90 dias podem se beneficiar, independentemente do valor da dívida ou tempo de atraso. O programa oferece condições especiais de renegociação, com condições favoráveis à oferta de melhores descontos, prazos e juros.
Quem pode aderir o Programa?
- MEIs, microempresas e EPPs com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e dívidas em atraso há mais de 90 dias (a partir de 22 de abril de 2024) com instituições financeiras.
A partir de quando e até quando pode aderir o programa?
- Desde 13 de maio, os bancos realizam as renegociações com os clientes. O prazo para a realização das negociações é até 31 de dezembro de 2024.
Como será feito?
- A negociação deve ser efetuada diretamente com os canais de atendimento das instituições financeiras. Após a renegociação, a aptidão para retomada de crédito é imediata.
Quais benefícios da adesão ao programa?
- Média de 40 a 90% de descontos (semelhante a faixa 2 do Desenrola Brasil, voltado às pessoas físicas);
- Retomada de crédito e empréstimos financeiros;
- Retomada da regularização e formalidade empresarial;
- Bancos irão elevar nível de capital para a concessão de empréstimos;
- Incentivo sem custos ao Governo em 2024.
CLIQUE AQUI PARA VER ALGUMAS DÚVIDAS FREQUENTES
Fonte: GOV.BR
TAGs: Programa Desenrola Pequenos Negócios