Você sabe qual é seu público alvo?
O seu cliente é o seu maior patrimônio e além de saber qual o perfil ideal para o seu seguimento é importante saber como lidar com cada um deles.
Vamos falar sobre 6 tipos, e dar algumas dicas:
1º - Cliente "dependente":
- Esse é o tipo de cliente que mais demanda atenção;
- Em geral, eles estão começando suas atividades, ou usando pela primeira vez seu produto/serviço;
- Para eles, quando falamos de prática, ou tempo de atuação na área, tudo ainda é novo, teem conhecimento, mas ainda sua empresa está começando a andar e precisa de acompanhamento e direção.
Dica: para fidelizá-los é importante produzir conteúdo e informá-los, trazê-los pra perto e mantê-los a par das novidades.
2º - Cliente "desorganizados":
- Quantas vezes você já ouviu:“nossa, esqueci!” “que documento é esse?” “Até quando eu posso te entregar isso?” "não sei onde coloquei", etc.
- Estes são aqueles que dão trabalho, pois normalmente tem dificuldades em se organizar.
Dica: uma boa dica é contar com soluções que o ajudem na organização, dê dicas à eles de ferramentas de organização. Exemplos: agenda google, lembretes, sistemas financeiros, passo a passo. Uma dica legal pra você é utilizar o whatsapp business, com ele poderá cadastrar seus clientes e enviar lembretes para vários de uma única vez, vale a pena procurar saber mais.
3º - Cliente "nervosinho":
- Os clientes nervosos são ríspidos e podem ter dificuldades na hora de conseguir organizar e passar suas ideias;
- Existem também os casos em que uma predisposição negativa pode ter sido criada e direcionada para algum funcionário específico da empresa.
Dica: a única forma de acalmar os ânimos é entregar o produto/serviço de qualidade, no prazo e ter calma para ouvir críticas. Não tente falar mais alto que ele, tenha resiliência para resolver conflitos.
4º - Cliente "especialista":
- Gostam de participar intensamente de tudo que se diz respeito ao seu negócio;
- Costumam ter bastante conhecimento técnico e são bem exigentes quanto a qualidade do produto/serviço prestado que escolheram.
Dica: use a tecnologia e métodos para ter mais agilidade nos processos, tendo mais tempo para prestar uma consultoria a este cliente, ele gosta de detalhes.
5º - Cliente "tradicional":
- Normalmente já estão no mercado há muito tempo;
- São de uma geração mais antiga;
- Tendem a ser mais desconfiados;
- Podem ter dificuldades em se adaptar às mudanças e acompanhar a atualidade.
Dica para lidar: mostre para eles que a tecnologia e as mudanças atuais não são um bicho de 7 cabeças e veio para ajudar na gestão. Treinamento, ensinamentos, acompanhamento são muito importantes para esses perfis, afinal, estão tentando mudar radicalmente suas raizes e querem se sentir seguros com a mudança.
6º - Cliente "conversador":
- Eles gostam de conversar, compartilhar a rotina, o planejamento da empresa e até falar da vida pessoal;
- Divulgam para toda sua rede de contatos situações que acontecem ao seu redor;
- Buscam sempre inovações, estão atentos aos canais sociais e novidades;
- Fazem propagandas verbais onde quer que estejam, sejam elas boas ou ruins;
Dica para lidar: nesses casos sempre é bom conversar e acompanhar para não ser surpreendido ou ser "trocado", por outro fornceor que oferece novas tecnologias e que tem produtos e serviços mais "inovadores".
Vale ressaltar que os acompanhamentos são enssenciais em todos os perfis, pois através dele você não corre o risco de seus clientes ficarem insatisfeitos de alguma forma e o perderem para a conorrência.
Lembre-se esteja pronto a atendê-los da melhor maneira possível, como eles gostam de ser atendidos;
Treine e prepare sua equipe;
Busque inovações no mercado;
Saia da rotina;
Surpreenda seus clientes;